Na abertura, a subdiretora da escola, Professora Alcinda Costa dos Reis deu as boasvindas, deixando ao grupo a mensagem para que "Aproveitem a experiência e abram os olhos para as oportunidades que vos aparecem". De seguida, a professora Celeste Godinho, que coordenou as atividades do dia, e a restante equipa de docentes, apresentou a oferta formativa da escola e explcou em que consistiam os workshops que iamos realizar.
Tá a andar!
"Caminhar diferente, também é caminhar", era o nome do workshop "mais direcionado para as questões relacionadas com as ajudas técnicas, até muitas vezes nas experiências que têm enquanto jovens, quando sofrem lesões na área desportiva, por exemplo" referiu a professora Celeste. Aqui os participantes puseram-se na pele de pessoas com dificuldades de mobilidade e experimentaram a sensação de andar com canadianas, andarilho e cadeira de rodas, aprendendo a utilizar cada um deles de modo correto.
É básico, mas salva vidas
"Salva-Vidas: Aprendendo a agir" e "Crianças e jovens - prevenção e primeiros socorros", eram dois workshops "mais direcionados para aquilo que é o papel do cidadão enquanto promotor da segurança" acrescentou a professora. O primeiro foi na ação de suporte básico de vida e o outro mais direcionado para aquilo que são primeiros socorros imediatos à criança e jovem, por exemplo, em caso de intoxicação.
Testemunho
"Foi bom aprender coisas que não sabia"
Eu já fiz formação em primeiros socorros, mas foi bom aprender coisas que não sabia, como a parte dos socorros a bebés e da prevenção de acidentes, pois algumas coisas eu tinha noção mas não tinha total certeza, foi muito bom.
Eu quero seguir a área de saúde, e a ideia é começar por um TeSP aqui no Politécnico de Santarém, em Secretariado em Saúde e depois passar para a licenciatura em Enfermagem, para depois especializar em Enfermagem Forense.
Ana Júlia, 16 anos, estudante no Agrupamento de Escolas da Guia, Pombal (foto: Filipe Tsorakidis)
Mentalmente sãos
Por fim, e mais virado para a área da saúde mental, foram treinadas algumas capacidades de gestão de stress, estratégias de coping e estratégias de relaxamento, entre outras, num workshop intitulado "Cuida de ti. Gere o teu stress".
Feita a foto de grupo, foi altura deste ir até ao complexo de piscinas municipais de Almeirim, para um resto de tarde refrescante.
Amanhã é dia da Escola Superior Agrária nos receber.